sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Consciências...

A minha consciência é a minha intregridade corporal? Quando então meu corpo desintegrar-se, desintegrará também minha consciência? Mas e essa sensação de "não finito" que me circunda, a sensação de que a consciência projeta-se para além das funções vitais do meu corpo.
No Universo as coisas não se findam em si, o fim é algo que existe para nós, Humanos, que acreditamos em uma espécie de fim definitivo, nosso temor à morte. Tudo o que vejo são transformações, é uma impossibilidade o "deixar de ser" de qualquer coisa, a minha dúvida mais forte paira sobre a consciência humana.
Ela é fruto da integridade corporal? Finda-se quando morremos? Nosso corpo reintegrara-se ao solo, será energia que permitirá o surgimento de outros seres, energia transformada que formara a própria matéria que compõem os corpos desses outros seres, vermes, animais, ou plantas - e em um futuro serão energia que compõem outros seres humanos.
O corpo dissipa-se, como energia que é, e reintegra-se ao ciclo. A consciência eu não sei para onde vai, talvez percebamos a existência de uma maneira diferente, talvez, com o fim da integridade corpórea, cesse a consciência, e aí realmente "não existir" será uma realidade - não importante , pois não faz a diferença, se não há existência, mas e se a consciência é algo projetado, para além das nossas funções vitais, como vemos, afetado pelas nossas percepções do mundo, por um subjetivo que reflete no corpo, mas não é dele originário, e portanto, acaba por presumir a existência de outra origem - anima. Finda-se? Continua?

Enfim, fecho, dentro da mesma dúvida sobre a qual comecei. E não pretendo obter respostas.


.

Nenhum comentário: