quinta-feira, 10 de julho de 2008

Mudanças...

Itensas mudanças praticamente diárias, caminham por aí e se encontram e desencontram comigo...
Mudanças... Elas me trazem interesse, qual é o mecanismo das mudanças?
Várias vezes eu mudei, diria que mudo diariamente, mas não consigo perceber, quando percebo já estou mudado. As vezes é de tiro, pá! E começa um intenso processo de mudança... Noutras vou mudando aos poucos, mas geralmente só percebo q mudei quando aquilo que mudou já diferencia um bocado daquilo que era...
Mas noutras vezes encontrei um tanto de coisas que queria mudar, e tentava, porém, retornava aos velhos hábitos, por que?
E ainda, noutras vezes trabalhei duro e mudei por vontade, por que?
Sou obrigado a ressaltar também, que o mero toque de pessoas em nossas vidas é capaz de muda-la por demais. É a linha tenue que separa um simples desconhecido, de alguem próximo.
Claro que somos muito marcados pelas pessoas que nos rodeiam, mas não só por elas, ainda que por elas talvez seja de uma forma mais intensa, mas as vezes um simples olhar de um desconhecido em uma situação determinada, pode começar a operar em você uma mudança, as vezes grande, revolucionária, noutras simples, mas não menos importante.
Mudamos constantemente em função das experiências vividas, das pessoas que cruzam nosso caminho, dos sonhos, das angustias, das limitações, das derrotas e vitorias e de um tanto de outras coisas que não me lembro nesse exato momento, basicamente tudo pode operar mudança, até a quantidade de oxigênio no ar ou hemacias no seu sangue. xD
Se fosse analisar os anos de minha vida encontraria "20 Thiagos diferentes", que são todos eu mesmo, porém mudado, e as vezes um traço simples da personalidade que tenha mudado, é o suficiente para encontrarmos outro individuo. Isso desperta minha curiosidade, é instigante, fico intrigado, como? Por quê?
Descobri esse ano um universo que eu desconhecia a dimensão, apesar de já saber a existencia, o universo da mente humana, e consequentemente me deparei com algo que nunca havia pensado antes, apesar de já ter sentido: a dimensão e a fragilidade da vida...
Parem para analisar o curso da vida de vcs, ponto-a-ponto, venham caminhando ao longo de suas próprias histórias, e eu lhes perguntarei, é a vida tão curta como afirmam grande parte das pessoas? E ainda, conseguem perceber como mudaram? E ainda, quais foram os "gatilhos" dessas mudanças?
Não sei quanto a vocês, mas isso me encanta, pelo menos por enquanto, hehehehehe...
Mas enquanto ainda não mudei, há outra coisa...
Por mais que mudemos existem coisas também que sempre se parecem, podem até ter mudado um pouco, mas não radicalmente, sei lah, é como se existisse uma parte de nós que fosse resistente as mudanças. E noto isso em mim, por exemplo, existem algumas caracteristicas da minha personalidade que apesar de se manifestarem em outros comportamentos partem da mesma base, como se houvesse um pilar que orientasse as mudanças e fosse mais díficil de ser mudado, e aí, o que vcs acham?
Espero apenas que me perdoem o excesso de exemplos comigo mesmo, mas é que o único exemplo justo pra eu levantar aqui, é o meu próprio das minhas reflexões, não é uma questão de megalomania não, hehehehe, pelo menos, acho que não...

E ainda continuo com a minha duvida, cujo interesse nem é tanto a resposta... "O que opera a mudança?"

.

4 comentários:

Michelle disse...

Essas mudanças...

As vezes para melhor, muitas vezes para pior.

Wilson Lopes disse...

"numa correnteza, não se pode pegar duas vezes a mesma agua"
(não me pergunte d quem é a frase!)

assim é também com a vida...

Unknown disse...

Vou dar um exemplo de mim mesma, quantas pessoas não disseram me criticando, como se fosse uma coisa ruim: "A Olga tá mudada" "A mudança dela foi grande" "Vc mudou muito, ta muito diferente"

A Ana ainda não comentou nesse post mas eu falei sobre mudança numa carta que mandei pra ela uma vez, eu dizia que eu mudei sim, pq agora eu não tenho medo de fazer o que eu realmente quero, mas no fundo eu continuo sendo Olga e imagino que cada maudança é uma busca eterna por ser sempre mais Olga.
As mudanças não devem ser classificadas, apenas sentidas e isso basta.

Apareceu na minha aula de filosofia uma frase tipo a do Wilson, talvez seja a mesma que ele quis dizer "É impossível pisar no mesmo rio duas vezes" Heráclito

Unknown disse...

Acabei de ler isso aqui, achei tão bonito, tão filosofico!
"Meço o valor de um homem pela medida em que ele se liberta de seu próprio eu." Albert Einstein