sábado, 5 de julho de 2008

O Sabado e a política...

Cansei, hoje eu queria ter nas mãos, palavras pesadas e duras.
Não por rancor ou descrença, mas porque as vezes, elas ensinam melhor do que as explicações amenas e racionais.
Não basta mostrar um raciocinio, é necessário fazer com que grave fundo na alma do ouvinte e só gravará se lhe tocar o coração, poucos são os mestres que fazem seus alunos ouvir com os ouvidos da alma.
Não se pode negar o processo, ou a tentativa, de estagnação do movimento estudantil atual, desde suas bases municipais até nossas maiores representações, assim como a própria juventude não possui as características que possuia em outras épocas, nada mais natural, afinal, estamos em outros tempos, não é?
Seria um absurdo dizer, generalizando, que a juventude e o movimento estudantil, são fracos e alienados, mas é igual absurdo dizer que ele se configura com uma representatividade e força que deveria ter, e igual absurdo desconsiderar as questões e os problemas que rondam o movimento estudantil brasileiro e a juventude...
Entendo que depois da ditadura, houve uma desfiguração das entidades estudantis de forma geral, impera o partidarismo político, talvez na época fosse a mesma coisa e o que os unisse fosse apenas o "inimigo comum"...
E se os partidos são aqueles que escolhem quem vamos escolher parar resolver os nossos problemas, confesso que têm dado bastante trabalho no movimento estudantil dos nossos tempos... Afinal, cade a UBES, as UMES, a UCMG e a UNE? Quantos de vcs já ouviram falar?
Imagino que as situações de crise nos levam a nos mover de forma mais abrupta, e a ditadura foi certamente um momento propicio para o engajamento desses movimentos mais ativos. A UNE mesmo estagva ilegal na época em função de sua mobilização...
Hoje em dia, o controle, o absurdo, é sutil...
Nos envenenam desde pequeno para aceitar que tem gente no mundo morrendo de fome,
por falta de saúde, em guerras, e que isso é normal.
Coisas do sistema...
Consequentemente, grande parte da sociedade, especialmente a que compõe os setores explorados da sociedade, foram absorvidos por essas formas de controle e vivem, muitos, mas felizmente, não todos, sobre o cabresto dos mecanismos de controle social.
Grande parte do movimento estudantil não se salvou, assim como a maioria dos jovens. Não sei, talvez eu seja pessimista demais, mas a maioria dos que vejo não é engajada, não tem interesse e não vê perspectiva de mudança.
I Conferencia Municiapal de Juventude...
Certamente um evento rico, mas não falava muito sobre o que iria ter na propaganda, confesso que julguei que não seria grande coisa qdo vi o papel, mas fui verificar, afinal, não é todo dia que existe alguma mobilizaçao estudantil em Ouro Preto que não sejam bagunças...
E apesar de ter sido um pouco bagunça, foi bem mais rico do que a grande parte das mobilizações estudantis ouropretanas que estive presente.
Porém de cara devo criticar algo: Conselho Municipal de Juventude??????
Que isso? Quando isso? Ahm?
Sim! A conferencia era para aquilo, para "montar" o conselho municipal de juventude, porém, se haviam 100 jovens dos municipios e distritos, era muito. Mais da metade do auditorio do CEFET-OP estava vazia, mas a ausencia é um dos problemas enfrentados por aqueles que se engajam nas lutas dos jovens, sejam em suas escolas, que quer que seja, a ausencia está sempre presente, se mover é dificil demais, mas...
... Pra onde vai a democracia quando 7 tomam a frente da luta de 7 milhões?
Jah passei por isso, conheço muitos que já passaram, a ausencia nunca me deixou na mão, mas ela me ensinou algo fundamental pras lutas travadas, perfeitamente explicadas nas palavras de Agostinho Neto:

"Não basta que seja pura e justa a nossa causa É necessário que a pureza e a justiça existam dentro de nós"

Eu comecei a perceber que lutavam até o final apenas aqueles que tinham o IDEALISMO real em suas convicções, não lutavam por desespero ou por falta de alternativa, lutavam por Convicção e isso os tornava fortes!
Dos 100 que ali haviam, grande maioria não prestava atenção as palavras ditas a frente, dispersos perdiam-se em conversas e em assuntos pessoais mais importantes do que a representação da juventude de um municipio com cerca de 100 mil habitantes...
Presenças solenes, cmo a do prefeito, dois vereadores, e alguns já representantes dos estudantes em outros movimentos e também o pessoal responsável pela organização do evento, as pessoas de diversos "grupos" e de diversos distritos incluindo "a sede" Ouro Preto, entre as pessoas comuns, meros cidadãos sem partido, estou eu.
Quantos ouviram a indecencia do nosso hino nacional "paz no futuro e gloria no passado" (e tantas outras)? Fico feliz com a perspectiva de paz, mas chamar de glorioso o genocidio que foi o nosso passado? Talvez, daqui a um milenio faça sentido cantar essa musica, homenageando a gloria daqueles que nos nossos tempos se levantaram para lutar, aí paro de reclamar do hino, mas enquanto não fizermos nosso passado digno de gloria e nosso futuro merecedor de paz, vou discordar, por enquanto canto para minha patria, com enfase, "Veras que um filho teu não foge a luta, Oh , Patria Amada!"
Quantos ouviram o que o XP ou o Daniel, ou o Adilson disseram? Quantos entenderam? Quantos lutariam por aquilo que eles falaram?
"a sociedade de consumo"... "o desrespeito e a rotulação dos jovens"..."a padronização das pessoas"..."a massificação promovida pela midia"...
Quantos ali não se encaixavam nos padrões, não eram alienados, ainda presos ao sistema?

Quantos se interessavam pelo que eles diziam?

Por isso que disse no começo, hoje eu queria as palavras e imagens mais duras, para mostrar-lhes um pouco daquilo pelo qual todos deveriamos lutar contra.
Fiquei pensando no trabalho de filosofia muito forte que uma amiga minha apresentou essa semana , vontade de mostra-lo aquelas pessoas.
Para dar-lhes perspectiva! Para tocar a alma dessas pessoas! A maioria dos presentes, para não dizer todos, sofre de alguma forma com a organização atual do sistema, com a exploração e divisão promovida por este, muitos deles provavelmente jah sofreram muito mais do que eu sofri nas mãos deste sistema.
Ao se indentificar com outros que sofrem, não ficariam sensibilizados?
Quão profundamente desumanizado podemos estar?
Tomariam por normal a fome que mata milhões, e matará ainda mais com a crise de alimentos?
Por normal os assassinatos, a corrupção? A falta de ação desses tantos poderosos que em nossa pseudo-democracia escolhemos para representar nossos interesses?
Eu tenho esperança que pelo menos um deles não.
Porque, tratando de seres humanos, pouca diferença faz a quantidade, cada um é um universo unico e fascinante! Cada um tocado e com desejo pela mudança é uma vitoria unica, uma conquista da consciencia de um humano na construção de uma Sociedade.

Mas ao invez disso... A organização, podia participar das eleições, representações claramente partidarias apareceram e grupos organizados apareceram também, como a "pastoral da juventude" que não sei "de quem é"...
Isso me chateia, sempre me chateou, iam votar representantes para um Conselho Municipal de Juventude e , como se não bastasse a organização participar, a votação seria um "cabresto grupal", ou como costumo chamar "voto corporativo", funciona mais ou menos assim: não importa quem seja quem vc tá votando, se ele é seu conhecido e está no mesmo grupo de vc então tudo bem, vc simplesmente vota nele.
Cansei de ver isso... é irritante, ainda mais, deve ser pq eu sou comunista, mas ninguem é dono meu não, sou dono do meu próprio e grande nariz e carrego a bandeira dos meus próprios ideais, portanto, a maioria das vezes, lutei ao lado de poucos, que preciso ressaltar: almas raras, da qual me sinto honrado em partilhar minhas lutas, mas nunca nos prendemos ao "voto em vc pq é meu amigo"... É esse pedaço da politicagem que me deixa com raiva, os partidos metem o bedelho em tudo, não em busca de contribuir de fato, nem sempre, grande maioria das vezes é por voto, é pra "arrebanhar massa" e ali, em vários aspectos, não foi diferente.
Com muito custo conseguiram 16 canditados para compor o tal do Conselho Municipal de Juventude, eu e o Wilson estavamos entre os canditados masculinos, eram 4 titulares masculinos e 4 suplentes mais 4 titulares femininos e 4 suplentes...
Tinhamos um minuto para falar com eles quem eramos e qual nosso interesse, a essa altura do campeonato, já bem chateado com o rumo que as coisas estavam tomando e tomando dimensão da cagada que estava acontecendo, comentei com Wilson: "minha vontade era de cutucar todo mundo", bem disse ele, ironizando o clima: "Ah, mas se vc fizer isso, perde votos- politicalha"...
Acabei tentando cutuca-los, "nós estaremos lá para representar vocês!", entre outros comentários, mas não fui duro como costumo ser, me faltou o contexto, o tempo e as palavras, fico pensando que talvez foi minha melhor oportunidade para incomoda-los quanto a própria condição... Enfim, com os 16 prontos a unica coisa que não podia acontecer é vc não receber voto algum, portanto foram todos os canditados eleitos, servindo os votos apenas para decidirem quem era suplente e quem não era...
Wilson comentou quanto as dificuldades de aviso, mas como ele mesmo perguntou: "Mas será que talvez, não fosse interessante tão poucas pessoas?". Preocupante realmente...
Mais engraçado era, ainda, as falas dos nossos colegas, pediam votos a semelhança de um político convencional, faziam promessas e "mendigavam o voto" do mesmo modo e isso não se limitava aos garotos, fizeram isso também algumas garotas, outras, considerações duras, um tanto radicais, das quais precisariamos de um longo debate para nos posicionarmos... Enfim, achei as falas pobres.
E naturalmente ganharam as pessoas que já eram conhecidas por seus grupos, ou membros da organização, para serem os titulares, os demais receberam poucos votos e se tornaram suplentes.
Como representar a tantos com uma Conferencia, ainda que interessante nos temas, com tão pouca gente? Com tantas coisas já pre-estabelecidas? Com a própria Comissão organizadora do evento participando das eleições? E os membros de grupos que haviam levado suas "massas votantes"? Que raio de democracia, eu já imaginava que não iria ganhar, mas a suplencia, contanto que eu seja convocado para as reuniões tudo bem ,farei valer minha voz, pelo voto que não poderei dar...
O tempo todo se falou da importancia da juventude, do momento da juventude, da manipulação das massas, da injustiça do sistema, em momento algum foi questionado a posição do jovem ali, não tocaram os jovens o suficiente para que se empenhassem com a devida consciência da importancia daquela representação...
Após a votação grande parte dos grupos foi embora, Por que hein?
Logo na hora que a parte mais interessante ia começar: As discussões , ora bolas!
Aí me dizem: "Ah, mas não é todo mundo que se interessa por isso como você"...
reconheço que sim, mas nossa, quanta gente sem interesse! Em assuntos tão importantes, e o pior, tomaram a maxima decisão posivel: votaram, se o desinteresse era tão grande nem isso deveriam ter feito. A democracia sem consciência é uma arma perigosa...
As discussões foram fantasticas! O grupo "Amar e Mudar as Coisas" de estudantes de Filosofia da UFOP chamou minha atenção e aplaudo suas idéias, postura e coragem. Mas para aquelas pessoas não bastavam os questionamentos diretos, a tentativa de criar um interesse nelas, era preciso primeiro, dar as pancadas, machuca-las com palavras duras... Mostra-las a dureza das coisas, traze-las a flor da pele! Para aí então discutirem coisas que naturalmente já nos deveriam deixar a flor da pele! Ainda mais estavamos falando de algo tão vil, manipulação...
Afinal, que mais absurdo do que a manipulação da capacidade de escolha da maioria de uma nação? A critica ali estava, o simbolo conhecido, e a frase "Sorria, você está sendo manipulado", o mais engraçado é que a propria conferencia parecia "montada" para aquela configuração, para levar ao Conselho pessoas já pre-estabelecidas... Isso não seria Manipulação? O grupo da Filosofia era convidado, não sei a ligação deles com a Comissão Organizadora, mas eu bem queria que a tal comissão pensasse nisso que to falando agora... Reclamam da manipulação da midia, porém, manipulam massas de jovens, a repetirem seus discursos e gritos de guerra! Reclamam que a midia cria padrões e tantos ali, padronizados... E para finalizar a hipocrisia: a organização distribuiu entre os participantes do evento folhetos feitos em um belo papel caro, sobre ninguem menos do que a Juventude do PMDB... Ah! Então tiraram as mascaras! Isso me chateou, mas como estava discutindo muito interessadamente no que a turma do "Amar e Mudar as Coisas" estavam falando, tentava e não sei se tive exito, cutucar os ouvintes, que cairam para menos da metade depois da votação, sobre sua própria condição.
As experiencias relatadas por Alessandra e Valmiro , de um grupo que cuida de alcolatras e viciados também foi muito interessante, mas de pouca duração, incrivel é a capacidade das pessoas de, ao superarem sua propria condição, estender suas lutas, ambos sofreram com o vicio, ambos lutam para ajudar aqueles que estão presos a eles, isso é um exemplo de humanização...

E falando em humanização...
"Amar e mudar as coisas", interessante, gostei da ideia. Quero conhecer o grupo mais de perto e, certamente, vou colocar um link para o incrivel blog deles aqui.
Foi um dia e tanto este sábado, vendo uma dança exotica entre os conscientes e os manipuladores, no estranho mundo da política, ao som de musica jovem brasileira.
Queria ouvir mais a voz de todos aqueles jovens, queria ter podido derramar estas palavras como facas durante aquela reunião, queria desesperadamente tocar-lhes a alma, queria palavras duras, mas não o fiz, não me coube fazer ali, fica então aqui, a reflexão e a critica, a quem quiser ler.
Quero ainda muitas coisas, quero que a falsidade ideologica caia por terra, que voltemos a perguntar, que a sociedade se torne sociedade, que a humanidade se torne feliz.
Como diria um amigo meu, somos mais ambiciosos do que imaignamos, queremos coisas que sabemos que não veremos prontas vivos...


Mas de imediato, apenas gostaria que as pessoas que acompanham o blog, lessem esse post, por mais enorme que seja, é importante pra mim.

3 comentários:

Wilson Lopes disse...

eh...
eu estava ali..
e diria que a situação é um tanto pior viu...

pra quem é ouro pretano:
a unica representação dos "jovens"(15 a 29 anos) na prefeitura foi escolhida por este conselho, que contava com menos de 100 pessoas, menos de vinte se contarmos apenas quem participou e entendeu o que estava fazendo ali.
curiosamente mais de metade do conselho foram membros da organização do evento.
ahh...
ali escolhemos metade do conselho.
a outra metade será INDICADA pelo prefeito.
mas que bela democracia não acham?...

Michelle disse...

"Vocês estão sendo manipulados, vocês concordam?
Siiiim!!!"
Nem perceberam que foram manipulados a vida toda, e quando desseram que estavam sendo manipulados não questionaram, aceitaram. Alguns que questionaram falaram coisas idiotas, como por exemplo:"Por que o simbolo da globo?"
Talvez por que precisava ser algum, pq esse canal é o mais transmitido.

Me desculpe por dizer isso somente agora,mas têm 3 garotas que só entraram nesse conselho pq assim teram oportunidade de sair pra passear mais vezes.

Como é triste.

Parabéns Thiago, o post ficou grande, mas ficou muito bom.

Flora disse...

Bom...
Que sábado...

Que monte de questionamentos.

Sejamos contra votos corporativos e ouvidos desatentos.
E que o mundo não se mova apenas em momentos de crise.
O inimigo em comum nem sempre é a melhor maneira de união.
Mas a união é sempre mais forte.

Beijosss