...Jamais será?
Uma charge do artista Carlos Latuff propõe uma critica que gostaria de analisar.
Afinal, não é mentira se pararmos para pensar bem em nossas posturas e não acho perder tempo reavalia-las e propor novos comportamentos.
Somos muito poucos para nos desunir: Além das inumeras perseguições que datam do surgimento dos socialistas utópicos, passamos, durante o século 20 uma dura batalha contra dois grandes oponentes - o Capitalismo e nossos vicios e transviamentos- quantos foram os comunistas que na verdade de nada possuiam, em um carater , uma moral, realmente preocupada em construir uma Sociedade mais humana, que se consternavam realmente com os problemas do mundo e se dedicavam a lutar contra eles? Quantos foram os que fizeram de seus países, aproveitando-se de regimes autoritários, um governo que lhes apetecia? Quão distante das massas não ser tornaram vários desses governos? E a sabotagem da URSS, o capitalismo de Estado controlado pelo Paritdo Comunista Chinês, os vários pseudo-comunistas em várias partes do mundo, que muito mais fizeram por sua ansia pessoal de poder, do que algo realmente pelo povo, pelo poder popular? Em quantos partidos nos fragmentamos, em quantas correntes nos dividimos? Quantas vezes caimos na ilegalidade e vimos nossos companheiros sendo perseguidos e mortos? Até mesmo a palavra Comunista, a palavra Comunismo, causa medo em muitas pessoas ainda, a grande maioria delas nem sequer faz idéia do que é uma sociedade Socialista e a construção do Comunismo, a maioria daqueles por quem lutamos não entende sequer que lutamos por eles, aliás a direita fez uma antipropaganda excelente contra nós, até hoje somos vistos como "terroristas", "violentos", "autoritários" entre outras coisas mais.
E as inumeras correntes que nos dividimos? Na raíz, não lutamos pela mesma coisa? As diversas "linhas" não levam a um mesmo final? E nosso apego excessivo, que frequentemente ocorre, a idolos do passado, nos fragmenta mais ainda e pequenas divergências se tornam motivos de rixas inacabeveis.
Quem sai perdendo com isso tudo, se não nós mesmos e a nossa luta?
Não podemos mais perder tempo criticando as correntes uns dos outros, aqueles que estão convictos do que querem devem lutar juntos!
Precisamos nos unir novamemente! Nós , os comunistas, independente da "linha", do "partido", do "ídolo", lutamos todos por uma única causa.
E bem sabemos: aqueles que não estão dispostos a travar uma luta séria, não conseguirão acompanhar os passos daqueles que realmente tem a intenção de lutar, de mudar as coisas...
Não podemos nos esquecer jamais dos principios que nos orientam.
As idéias que nos orientam surgiram do profundo sentimento de compaixão com os outros, com cada ser humano, com a vontade de construir um mundo para cada um de nós, seres humanos, então, não percamos de vista nosso humanismo, não percamos também de vista, nosso senso-critico, nossa capacidade de analisar a sociedade a fundo, seus pontos criticos coloca-los em cheque, e também , as idéias dos comunistas não são verdades absolutas, não são um fator histórico inevitavel, não é um destino, é uma possibilidade que queremos dar a humanidade, acreditar que aquilo que acreditamos é uma "verdade absoluta", além de muito arrogante, é terrivelmente "anti-marxista", deixemos então, que a humanidade escolha se querem ouvir a proposta que temos.
Por isso a importancia da união: derrotar aos falsos conceitos que nos apregoaram, propor que as pessoas conheçam aquilo que pensamos como é, sem impor nossas idéias, mas acima de tudo, fanzendo com que elas reflitam acerca da sociedade e busquem por sua própria vontade, por sua própria consciência, a construção de uma sociedade melhor e naturalmente e por "convicção construida" muitos irão se juntar a nossa causa.
Se Marx um dia disse: "Proletários do mundo uni-vos."
Agora está na hora de dizer: Comunistas, uni-vos.
A vitoria do Socialismo está ligado intrisecamente à vitória da Democracia,
Saudações Comunistas,
Thiago
Nenhum comentário:
Postar um comentário