quarta-feira, 23 de março de 2011

E a escola?

Quando entramos num curso de história, esperando aprofundar nos conteúdos que abordaram no Ensino Médio, nos chocamos: "Esqueçam tudo que vocês aprenderam até aqui." Mesmo no mais básico é preciso repensar posturas, rever conceitos. O que é história? Aqui, na universidade, e "O que é história?" fora dela, são perguntas respondidas de maneiras muito diferentes. Aqui, uma longa discussão, acompanhada por perto por E. H. Carr, Marc Bloch, diversos autores e a presença fundamental dos questionamentos nossos e dos nossos professores - fora daqui, na escola, essa pergunta é um silêncio, ou um chavão: "é conhecer o passado, para compreender o presente e assim construir o futuro" - essa concepçao, lamentavelmente, tão geral da história atravanca e mata debates riquissimos, possibilidades infinitas, em troca de uma história datada, distante, feita "pelos grandes homens", sem graça, mais próximo a um positivismo do final do século XIX do que das discussões atuais da Academia, de toda a Teoria da História, de toda a discussão historiografica produzida do inicio do século XX até então.

Mas o quadro da história se repete. Não é bem assim como aprendemos biologia , não é bem assim como aprendemos química, não é bem assim na física também não, tampouco na geografia... A maior parte do que aprendemos pode ser esquecido sem grande prejuizo, a maior parte das coisas repensadas - o próprio conceito que tinhamos dessas ciências, tratadas de modo fechado, frio, como se "dadas por completas" na escola, na academia precisam ser encaradas como campos de disputa, como ciências em construção, que são todas.

Sendo assim, me pergunto: Pra que a escola então? Que diabos então aprendemos nela? (Além de sermos adestrados pro vestibular, é claro...)

O que significa a instituição de educação no nosso pais?

E voltando para a questão da história: Por que ensinar história dessa maneira? Quais discursos estão implicitos na concepção mais geralmente vista na escola sobre o que é história? Ao que, afinal, a história diz respeito na escola? Qual é o processo de formação da escola pública? Como é pensada a educação no Brasil, as instituições de ensino dos variados niveis deste? Quando? Quais os desenvolvimentos dessa trama?

Como poderiamos repensar o Ensino de História?


Tenho perguntas pra toda uma vida. Falta-me a bibliografia e um professor bem disposto.


.

Nenhum comentário: