sábado, 10 de maio de 2008

Elogio à Co-responsabilidade

Somos como um lago, ou melhor , como um oceano! Somos afetados pelos ventos, ondas se criam e se quebram em nossos mares, somos afetados pelo meio em que vivemos, a natureza, nosso mundo, o universo e as leis que o regem.
A nossa sociedade e nós estamos diluidos nas águas desse oceano... nada que fazemos passa despercebido: toda vibração cria suas marolas próprias, o mar inteiro vibra... a humanidade vibra.
Assim são nossas ideias e ações ecoando pela humanidade. É como um grito que ecoa, dado na história e revebera para os tempos que ainda não chegaram, que ainda não existem, aquilo que costumamos a chamar de futuro e se enraiza na grande familia humana, que algumas de nossas ações insistem em separar, a humanidade... ( Será nosso futuro construido no presente?)
Elogio a teoria do Caos, pois da mesma forma como o bater de asas de uma borboleta pode desencadear um furacão do outro lado do mundo, o sorriso de uma criança pode mudar a humanidade para sempre.
Somos co-responsáveis por cada um e cada ser, assim como também somos co-responsáveis por nosso lugar A Terra.
A forma como tratamos as pessoas a nossa volta, nos comentários, nos gestos , reconstroem o futuro modificado por aquelas ações, a cada dia nada mais fazemos que mudar o mundo ao nosso modo.
E volte a pensar num oceano, um lago pra dessa vez visualizarmos melhor: atire uma pedra e vera as vibrações da sua ação ondulando por toda a extensão do lago...
Muita responsabilidade.... sim... mas uma incrivel perspectiva de mundança, basta agirmos como gostariamos que o mundo agisse. Se semearmos esperança então haverá esperança. Se semearmos destruição, então seremos destruidos. E nossas ações tomam uma dimensão antes não imaginada: As verdadeiras grandes ações, não são, geralmente, aquelas datadas pela história, são ações vistas pequenas, mas sem tamanho coração. E pense, antes de desacreditar o sonho dos outros que consequencias aquilo poderia ter para o futuro... pense...
"O que queremos para o futuro?"
São tantas as coisas que nos afligem hoje, as boas e más. Os momentos verdadeiros, de felicidade, onde somos verdadeiramente humanos e olhamos para nós, como somos, iguais e únicos.
Os momentos em que as ações do passado se vêm evidentemente refletidas no nosso presente: a miséria de vários países, a miséria de cada individuo, a miséria de quem tem fome e a miséria de quem é cego aos que tem fome... A miséria do corpo e a miséria da alma
Que sociedade pretende sobreviver se destruindo dessa forma?
"As crianças são o futuro da humanidade"
"milhões de crianças morrem de fome a cada dia"
No mínimo, matamos nosso futuro.
"Estamos doentes" é a unica conclusão, a sociedade está doente.
Mas nem todas as suas células, nem todos nós.
Conheço bem pessoas que mudam o mundo a cada dia.
E olha, existem muitos mais e que eu nem conheço...
Meus hérois e, felizmente, alguns deles meus amigos e ousarei dizer que inclusive eu mesmo!
Enquanto o mundo parece agonizar em desespero, nós permaneceremos, nossos olhos firmados no horizonte, de corações abertos e feridas também: porque aquilo que nos fere não é somente o que fere a nós. Amamos a humanidade.
E assim ousamos, no nosso jovial sonho, humanizar seres humanos...
Seja através de palavras aos excluidos, ou de cartas, ou de sorrisos amigos, presença em tempo de caos. Seja da atenção concedida a um desconhecido e do carinho oferecido aos próximos, em textos em blogs de internet em textos em folhas de papel, em comentários ditos para as crianças, em comentários ditos para nós mesmos...
Afinal, somos todos co-responsáveis um pelo outro...


-Esperança! Não mais que um suspiro, não mais que nosso futuro.

2 comentários:

Wilson Lopes disse...

hum...
se ñ fosse o exagero de : "o bater das asas de uma borboleta pode provocar um furacão..."
mas eu ñ vou começar a falar sobre como a força(ou energia) da asa da borboleta é dissipada, absorvida ou transformada...
heheh...

"As crianças são o futuro da humanidade"
"milhões de crianças morrem de fome a cada dia"
No mínimo, matamos nosso futuro.

eu diria q matamos o presente tambem, e até o passado!!
isso quando ignoramos as lutas, sacrificios,conquistas, sofrimentos, etc...
q deveriam servir d exemplo, ou base, para construirmos o presente e futuro.
falando d especies, qual seria mais masoquista q o
homo sapiens sapiens?

eu ñ encontrei uma ainda...

kogut disse...

Ás vezes meu discurso é pessimista, penso na força das energias dos fatos ruins. Outras, me inclino ao otimismo, pensando no quanto maior é a intensidade das forças de quem quer mudar, melhorar, embora esses pareçam estar em menor numero. Mas independente disso, acho que sou realista quando penso que independente de otimismo ou pessimismo, as pessoas que acreditam no melhor devem lutar por isso com tudo o que podem. Nós, meu amigo, acreditamos no melhor, e olha, já conseguimos criar uma rede de pessoas tão audaciosas quanto nós!!! Ás vezes, uma pessoa é muito pouco como representativa de algo, outras vezes, uma pessoa é muito. Acho que somos pouco e muito, e que temos que continuar, afinal a responsabilidade é nossa!
Ahh, e acho que as crianças não sao o futuro da humanidade, pra mim elas são parte da humanidade que não pode deixar seu futuro na responsabilidade unica delas: construimos o futuro construindo o presente, e, bom, minha vó ainda tá ai, vivinha.
= p