domingo, 13 de setembro de 2009

Da Importância da Filosofia - parte 1

Falei sobre separações, me lembrei de um texto do livro "O Que é Filosofia Antiga" (Pierre Hadot) , li os capitulos 10 e 11 do livro pra aula de História Medieval e bom, deu muito o que pensar.

O texto fala sobre a apropriação, por parte da filosofia cristã, de elementos da filosofia "profana", para inclusive a "fixação" da idéia do cristianismo como filosofia - que , na época , envolvia não apenas um discurso teórico mas uma perspectiva de vida - e como a partir dessa apropriação durante a Idade Média você tem a desvinculação da idéia de filosofia como "modo de vida" como a Filosofia puramente como discurso teórico.

Penso que a visão da filosofia como apenas discurso teorico foi bastante difundida e penetrou niveis bem profundos da nossa sociedade, em nivel de sociedade brasileira mesmo, e que essa visão da filosofia é uma das mais propagadas , senão repetidas em nosso pais, pelo menos pelo "senso comum" da maioria das pessoas que conheço.
A primeira vez que eu ouvi alguem jogar no chão essa idéia, foi para os cantos do meu terceiro ano do ensino médio, Professor João Bosco Rios, primeira aula de filosofia reijeitou completamente a idéia de filosofia como simplesmente especulação teórica sobre o abstrato, e trouxe uma dimensão da filosofia que foi tão encantadora que quase optei por estudar filosofia ao ínvez de história. (mas continuo perdido nos seus encantos e , veja por esse post, o respeito a adimração que tenho pela mesma)
Que era a idéia da "construção das coisas" a partir das idéias, o questinoamento do meio em que estou e a partir disso da reflexão e construção de "modelos" melhores, seja de soceidade, seja do comportamento do individuo, desde á ética, ao modelo de organização social.
Esse contato com a Filosofia e a leitura do texto de Hadot me trouxeram as seguintes reflexões:
É preciso, pois, voltarmos a nos questionar sobre várias coisas , relativos à vida mesmo, e torna-las práticas, carecemos uma filosofia que una a reflexão e o cotidiano, a vida e às pessoas, questinar quanto "o que é a sociedade?" "O que quero para a sociedade?" "O que penso ser função dela?" "Por que nos organizamos em sociedade", há muitas perguntas a serem feitas e penso ser a Filosofia, como exercicio critico do pensamento sobre os aspectos da vida, e consequentemente da tomada de uma postura diante deles, uma base fundamental para as mudanças sociais das mais profundas.
O habito de inquirir , de questionar, próprio do exercicio da filosofia, é consequencia de uma Educação critica? Precisa ser exercitado de forma especifica?
Como tornar cultural o valor do questionamento?

É a falta de peguntar que nos leva a grande dificuldade de lidar com os problemas e um dos fatores fortes para a propagação de uma apatia política, assim como também para o estabelecimento de um tipo de relação social, construida ao longo de nossa História, que prioriza grupos sociais minoritários em detrimento das condições mais básicas de existência para a grande maioria - a "ideologia dominante" apropriada forçososamente (atráves da cultura e dentro da própria sociedade) pelos dominados.
Quem são os dominados senão nós mesmos?

Se tivessem a oportunidade de se organizar de outra forma, de receber outras influências para possibilidades de formação, abertos a esse exercicio da Filosofia , por exempo,
Será que se a maioria se questionasse quanto essas coisas, aceitariam de bom grado "esse" estado de coisas? Acho que não hein?

Acredito que a transformação vem da percepção das relações que estabelecem a sua volta e a sua inserção no meio delas, e a partir daí a mudança na forma de como você age em relação a elas, é um processo individual, mas que em larga escala mudará toda a estrutura de um sistema.



Então, um brinde , à Filosofia!
Aos estudantes, mestres e entusiastas dessa arte!


.

Um comentário:

Vaca Profana disse...

Thiago,
Esse ponto de recuperar a Filosofia não só como teoria, e sim como reflexão, eu sinto muito em Marx e em vários revolucionários, Che, Fidel...
Para mim, este é um aspecto fundamental da transformação humana, e quem retirou este caráter de nossa sociedade ocidental foi em grande parte o poderio da Igreja Católica, que retirou a reflexão própria da estrutura da filosofia cristã, que vem da cultura pagã(como li no texto que vc me emprestou), e se colocou na posição de teórica, definindo o que seria a prática ideal da vida, em moldes que se adequaram muito a ideologia necessária para o desenvolvimento do feudalismo...Esse modelo teoriaXprática segue até hoje, e contamina até o pessoal que se pretende revolucionário, mas que realmente acredita na Academia como produtora da Revolução e pior que isso, como detentora de verdades e sabedoria - o que é impossível numa Academia tão tomada pelo mercado, e tão "taylorizada" fabricadora da parte "inteligente" da produção, e tão cheia de "autoridade" no argumento. A retomada(ou será a tomada?) da reflexão plena nas mãos do ser humano é fundamental, pois sem a reflexão estamos fadados ao Admirável Mundo Novo.
Té daqui a pouco, moço!
Beijinhooo