terça-feira, 16 de março de 2010

Não tenho medo de suas máquinas!

Fotografem pois! Não tenho medo do que faço, pois se o fiz o fiz consciente do que fazia. O fiz pela liberdade de muitos, calada pelos simples poder de decidir o destino de muitos que se retem nas mãos dos tão poucos outros, que nunca dão as caras.
As cameras estão ali, sempre preparadas, e as fotos são tantas que é impossivel não ser fotogênico, é a mais velha-nova forma da repressão estudantil na Unicamp. Nos intimidam, nos ameaçam com fotografando nossos atos e nossas atitudes, nossas manifestações.
E, ironicamente, fotografam um dos nossos melhores momentos, quando nos unimos para impedir que colegas sejam punidos por pura perseguição política, para tentarem destruir alguns dos sonhos mais importantes da vida de vários, dentro de um país onde menos de um sexto da populaçao tem acesso a Universidade, que é completar o Ensino Superior - Se não conseguem ameaçam, seguem, perseguem, intimidam, se põem ali, como Estado e Polícia de outrora.

Suas atitudes isoladas, não me assustam, fico entristecido pelo guarda, terceirizado, que é obrigado a nos fotografar, a nos perseguir como prática corrente, a risco de perder o emprego. O que me assusta é o discurso que representa - um discurso de força, de poder centralizado. Herança, sim, de uma ditadura mal resolvida.

E é por essas e outras, que é preciso festejar - ocupar a Universidade, torna-la um espaço, antes de Vida, depois de Academia - porque a segunda nunca fará sentido sem a primeira.
É propor uma nova lógica, e reconhecer-se como Estudante e parte da Universidade.
Portanto, no direito e dever de construi-la - a Unicamp não pode mais virar as costas a tantas coisas que tem virado. A Unicamp também é nossa.



É por isso que eu não tenho medo de vossas máquinas.


.

Um comentário:

Vaca Profana disse...

Thiago, demais!
Que batam fotos das nossas caras, dos nossos rostos, que nos enviem p/ colocarmos no orkut depois.
Fotografaram nossa festa no bandeco. Da próxima, fotografem nosso strip por lá, p/ verem o que é festa!
Palhaços - não vamos nos intimidar!!Querem o nosso tempo, querem nossa lógica formal, querem nosso isolamento e agora querem a nossa liberdade também? Pois agora vamos dizer não.