segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Das coisas que valem a pena...

Sabe... acho q a raiz de todas as minhas loucuras começa nisso... Sempre nos questionamos duramente e durante muito tempo o q "vamos ser na vida", sempre nos questionam isso e isso nos leva a pensar a respeito. Geralmente quando somos crianças gostariamos de ser o q nossos pais são, mas quando vamos amadurecendo nossa visão sobre o mundo muda, nós descobrimos nossos gostos e desgostos, formamos nossa personalidade...e ai paramos de seguir, passamos a caminhar por outros caminhos: nosso caminho, pessoal, unico, individual, caminho q escolhemos na medida do possivel.
Falar disso me lembra Rubem Alves, ele fala q vc não precisa crescer pra ser alguem , que uma das perguntas mais crueis e ridiculas que alguem pode fazer a uma criança é "o que vc vai ser quando crescer?" como se fosse a unica coisa que importasse... e acaba que de certa forma somos impelidos desde cedo a pensarmos a frente, a desvalorizarmos nossa infâncias pq "quando crescermos" vamos ser isso, ou aquilo. O exemplo q ele dah é bem forte: Enquanto o pai pergunta a seu filho saudavel: "O que vc vai ser quando crescer?"... o pai de um garoto leucemico pergunta: " Se vc estiver se sentindo bem no domingo, a gent pode ir ao parque?" .
Essa história me chocou mto... Sabe, eu fui dessas crianças q sempre fui perguntado o q seria...
quando c é pequeno a imagnianção brinca com isso, mas dpois isso vira algo muito complexo.
"O que vc vai ser qdo crescer?" ... É ... Rubem Alves tá certo: não vamos ser, já somos.
E muito pouco daquilo que falavam comigo ficou, muito pouco das coisas que eu falei que queria ser ficaram , pq eu mudei, mudei, mas nunca deixei de ser alguem. Assim como vcs.
Eu entendi que não vou conseguir ser feliz se não fizesse algo que "me falasse a alma". E aos poucos fui descobrindo por onde andam essas coisas que me falam a alma... Eu não gostaria de simplesmente não tentar fazer nada pelos outros. Não consigo me dar bem com essa ideia. Quero poder fazer alguma coisa, não acredito muito na política, acredito na educação e desde pequeno gostei de história: é , se Deus quiser um dia eu viro professor de história... Vai valer a pena.
Espero que vcs encontrem as coisas que lhes falam a alma.

Um comentário:

Mau e Ana disse...

"O que vc vai ser quando crescer?"
E a gente nunca sabe quando chegou esse dia em que a gente finalmente é. Vc vai ser professor de História e eu vou ser um profissional que ainda não existe.
Por que? porque isso nos fala à alma, afinal de contas.
bjo