quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

"Gauche"

E após três dias enormes de ausencia, eu estou de volta, agora, para falar sobre algo que conclui recentemente. Depois de um evento ocorrido lá pra janeiro em Gov. Valadares, um episodio que ficou conhecido como "episodio do pedaço do pastel" ( e olha, eu poderia dizer apenas episodio do pastel q bastaria para o pessoal) e das minhas recentes conversas sobre política e socialismo e comunismo, assim como Cuba, Che, Ditadura militar e até nas conversas sobre educação. É , não dah para dizer que sou imparcial. Eu até admiro quando conseguimos ser imparciais, e admiraria isso ainda mais nos meios de comunicação, na mídia em geral, mas não acontece com muita frequência não é? Mas não admiro a imparcialidade em tudo. Nunca me preocupei com rótulos, mas dizer que não sou esquerda, tem sido, no minimo, incoerente e eu sei que exista lá pelo menos um amigo meu que diria: "mas o que é a esquerda?". Agora, me livrando de toda tentativa de imparcialidade: Odeio o capitalismo. Vivo criticando, nesse ou noutro blog esse sistema.
Definem-se capitalismo , socialismo e comunismo, filosofias ou ideologias políticas, ou seja, ideias que aplicadas à política servem para organizar a sociedade ( bom , pelo menos ao meu ver, seria algo parecido com isso). Mas, ai jah vem outra questão, o que é organizar a sociedade? Estamos organizados?
Bom, para muitos, sim. Para mim e para outros tantos, não. Um sistema de governo, de organização social, ao meu modo de ver, deve se voltar ao seu próprio nome e excercer essa função: Organizar a sociedade, e no próprio capitalismo, que um dos princípios é o individualismo, é contraditorio a organização social. Organizar a sociedade seria faze-la se aproximar o máximo possivel da ideia de sociedade, mas aí, muitos se perguntam, o que é a sociedade? Para muitos é isso mesmo, essa "selva" que é o mundo capitalista. Para mim e creio que para mais alguns, sociedade é uma organização harmonica e não existe harmonia onde há fome, onde há miséria, onde há disparates sociais gigantescos, todo esse caos, estão enraizados no fato de o dinheiro, o capital, a economia, terem se tornado "os senhores do mundo", e não os seres humanos. Aí atraimos para nós valores individalistas, o solitario caminho da competição e o pior: o capitalismo não exige q vc precisa melhorar para ser melhor, vc simplesmente pode impedir os outros de serem melhores q vc. Mas deixando ao lado (direito) o capitalismo e indo para o socialismo e comunismo (esquerda xD). Retomando, o socialismo "utópico" foi o primeiro a surgir, mas nem isso se denominava, as pessoas consideradas socialistas utópicos como Thomas Morus, se definiam como humanistas ( o que eu acho uma definição também bem sensata, e acho, inclusive, muito dificil , um socialista, não ser um humanista), o conceito de socialismo utópico , socialismo cientifico surgiu com Marx e Engels, e para mim, ela foi passada pelo meu professor de história, no segundo ano, e não por Marx e Engels. Comunismo, é um estagio ideal, onde o individuo e a massa, se correspondem mutuamente, o individuo é consciente de sua condição de cidadão e de sua importância singular na sociedade e no todo, devido a essa consciência são desnecessários os aparatos do Estado, podem até existir instituições para a organização social, mas não existe mais a necessidade de um governo formal e a repressão, a produção de todas e quaisquer riquezas é voltada ao bem estar e desenvolvimento de cada individuo da sociedade, tudo é repartido, a ninguem faltará alimento, habitat, ou água. O desenvolvimento técnologico se dá pela vontade de contribuir para a humanidade de fato, e não a competição empresarial, não existe competição, ou dono, os seres humanos são iguais entre si e se respeitam mutuamente. De fato, para mim o ser humano está longe de atingir este estágio e talvez nem seja ele a que o seres humanos devam atingir, mas de fato, é uma sociedade que me atrai pela beleza dos sentimentos e dos fundamentos que a constroem: uma sociedade cujo o foco somos nós, olha que máximo!
Do Socialismo, eu teria a dizer que poderia ser considerado Socialista utópico: Porque acredito que através da evolução do pensamento, os explorados ( que são a maioria) vão se dar conta de sua condição e , humanizados, irão mudar o sistema. Como? Sei não, duvido muito que quem está no poder vai se deixar cair sem luta.
Jah no Socialismo cientifico, haverá uma revolução armada por parte de um grupo, compactuante com as ideias socialistas, que tomara o poder e ocorrerá a Ditadura do Proletariado, que é o periodo onde o Estado, estará na mão de representantes vindos da classe proletária, após haver uma reorganização da sociedade e uma conscientização do povo a sociedade chegará ao comunismo. Portanto é um conceito erroneo, dizer que a União das Republicas Socialistas Soviéticas, que o próprio nome jah diz q n é comunista, de comunista, ou Cuba, ou a China, ou o Vietnã, e em todos estes países houve socialismo e não comunismo, e ainda assim os governos estão, assim como nos países capitalistas, em mãos de seres humanos, que são obviamente capazes de errar e extraviar o poder que possuem para seus interesses pessoais, o que significa que não são, de fato, socialistas.
Ao meu ver, é muito mais legal o socialismo que existe e existiu em Cuba, do que o da União Soviética de Stalin e de seus sucessores, ou da Coreia do Norte. A China tbm é bem interessante, porém , jah não é mais socialista, abriu seu mercado ao capital estrangeiro, ao capitalismo, vários batem palmas para seu crescimento economico "após abandonar o socialismo" mas não sabem em que situação ela estava antes da revolução popular de Mao e que mazelas sociais, começaram a aparecer após o socialismo. É a mesma coisa na Russia, o Partido Comunista Russo foi proibido e dizem que é democracia, outro dia mesmo vi uma noticia, falando sobre jovens que foram presos por pixar muros em moscou: fizeram pixações das coisas que começaram a acontecer na Russia após o socialismo, como as diferenças sociais se agravaram, como o crime organizado e o crime (desorganizado?) aumentou, como há repressão do governo a liberdade de expressão e por ai vai.
A sempre quem goste de cair de pau no comunismo e no socialismo e dizer que deu errado. Eu creio que, além do mundo capitalista, especificamente os Estados Unidos e a Grã Bretanha, terem desprendido um investimento brutal, na caça aos comunistas (literalmente), muitos governos socialistas foram extraviados pelos seus governantes, que fizeram desses países aquilo que quiseram, Coreia do Norte, a União Soviética (pós Lenin, pq a proposta de governo dele era boa, infelizmente, morreu antes) e a Alemanhã oriental (que além de ter sido cercado pelos países do bloco, que não permitiam a entrada e nenhum insumo e faziam propaganda anti-comunista, houve um governo precário e corrupto) . Um país que eu considero verdadeiramente socialista é Cuba, msmo com tudo o que passou e ainda que tenha se moldado, é o que eu vejo como mais proximo disso. Digo isso pelo tanto que leio a respeito de lá e digo, nossa visão da Ilha, é frequentemente deturpada e moldada pelos meios de informação, afinal de contas, vivemos em um país capitalista, e nossos meios de comunicação estão na mão dos donos, ora bolas!
Admiro Cuba, pela história da Revolução Cubana, no duro periodo que foi esse século XX para todo aquele que professasse o comunismo na America Latina, a época do Plano de Segurança das Americas, dos Estados Unidos, que resultou nos vários golpes militares nas americas, onde os vários ditadores, que eram fantoches dos E.U.A.
Admiro Cuba, pela posição frente a potencia imperialista do norte, frente as diversas sansões do "mundo capitalista", por como eles conseguiram transformar um país imerso na miséria, na injustiça da ditadura de Fugencio em um país que pôde erguer um outdoor durante uma visita do papa dizendo: 500 milhões de crianças irão dormir nas ruas hoje, nenhuma delas é cubana. Um país que mesmo com as exportações reduzidas a quase zero dolares ao ano, conseguiu crescer na medicina, conseguiu erguer casa para seus habitantes, se virou para arrumar alimento. Como Fidel Castro, considerado um tirano louco, pelos capitalistas, trocou mais de mil prisioneiros da invasão da baia dos porcos em 1968 por alimentos e remedios.
Quando na história , um governo fez isso para seu povo, simplesmente por que sabia que essa era a necessidade do povo? Que capitalista fez isso?
Acredito que a maioria do mundo, que sofre com esse sistema ainda irá perceber, o próprio mundo está sofrendo, muitos estão cansados, quando a maioria puder ver outra perspectiva, quando nós, a maioria de nós perceber que somos dominados por MENOS de 1% do mundo, quando nós possuirmos a consciência disso, lutaremos, e lutaremos com todo nosso empenho, porque muito melhor se luta, quando se conhece as causas do que simplesmente para fugir de algo que não está bom. Isso , eu avaliaria, como o infeliz e principal erro da maior parte dos governos socialistas que existiram: não havia conscientização, havia controle e repressão, as pessoas foram aderindo as revoluções pq as condições desses países, de todos esses países onde as revoluções deram certo, eram criticas, não houve o preparo necessário para que o povo escolhesse a revolução, eles foram impelidos pela ocasião e não pelos ideais.
As pessoas tem é que conhecer as ideias, por isso a necessidade da educação: Educação elucida, abre a visão, dá uma perspectiva. E aí sim, conseguiremos construir o socialismo e a partir dele o comunismo isso, se o povo , que terá consciencia disso, assim escolher.

Eh, agora não dah pra negar: sou um canhoto e de esquerda ainda.

Um comentário:

Mau e Ana disse...

Esquerda, esquerda, esquerda!!!
Jamais esquecerei esse episódio
Mas discordo do título
a idéia Drummondiana de Gauche é mórbida demais pra sua necessidade de luta.
"o meu sangue é o sangue dos outros" Simone de Beauvoir
Acho que agora sim, você vai gostar de ler...