quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Qual é a paz que eu não quero conservar?

Nunca havia parado pra pensar nesse trecho da musica "Minha Alma" do Rappa. Hj eu li, hj soou mais forte do q normal...

"A minha alma tá armada e apontada pra cara do sossego, pois, paz sem voz, não é paz é medo."
"As vezes eu falo com a vida as vezes ela quem diz: "Qual é a paz que eu não quero conservar pra tentar ser feliz?"

A paz que eu não quero conservar eh a paz do comodismo, do excesso de luxo, do "sossego". Eh a paz de simplesmente achar que as coisas não tem mais jeito, eh a paz de quem procura emprego pelo salario, pra ser "rico", de quem a preocupação essencial é consigo mesmo e guiado por um forte sentimento de medo, q não tem coragem de fazer o que sonha, pq tem medo, pq "não quer passar fome". Eu não quero a paz do conforto, do luxo, eu ñ quero isso pra mim, não me sentiria bem em ir pro caixão sendo sem ter feito absolutamente nada para mudar as tantas coisas que ñ concordo na sociedade atual. O mundo precisa de voz, não precisa de mais medo.
Me disseram certa vez que sou um disperdiçado, que "vivo nessa fantasia", que me daria muito bem se quisesse se fizesse um curso que "estava em alta no mercado" q teria uma vida estavel , boa e provavelmnte um emprego garantido por uns 30 anos, ou pelo resto da vida. Mas será q eu renunciaria tanto de mim mesmo a esse ponto? Bem dizendo: Q eu me venderia a esse ponto? Abrir mão dos meus sonhos de ajudar as pessoas por um simples luxo, q pode ir embora num piscar de olhos? E viver um a vida nessa "roda de hamster" sem ter produzido, criado, nada de realmente útil, ou feito alguem pensar? Simplesmente uma continuação, uma extensão do sistema? De um sistema que eu não concordo? Calar minha voz perante isso tudo? HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
Há! Tá de brincadeira? Prefiro minhas "fantasias", sou inquieto demais pra viver uma vida tão comoda. E qro que eu me sinta muito mal toda vez q ver um mendigo ou uma criança faminta, toda vez que eu ver uma cena de guerra, de violencia, toda vez que eu ver cmo nosso mundo comete injustiças a todo momento, quero me sentir pessimo, de verdade quero q eu nunca passe a ver as coisas como "normais" e a cada vez q eu me sentir mal, quero que minha revolta e minha indignação sejam os combustiveis pra continuar adiante com meus sonhos...
E voltando a musica...
"É pela paz que eu não quero seguir admitido".

Cmo conseguimos simplesmente pensar em seguir o "curso comum" de nossas vidas? Como conseguimos pensar tão simploriamente na propria sobrevivencia e em luxos pessoais? Como podemos dar mais importancia a ter uma casa com 4 carros na garagem do que à dignidade de outro ser humano?
Não vivemos em tempos prosperos, o sistema em si não tem como objetivo a prosperidade.
Vivemos em tempos de caos e medo. Não no "tempo de liberdades democraticas" como acreditam muitos, afinal, nossa democracia eh mandada e desmandada por interesses exteriores,assim como em quase todo o mundo, eu dúvido que os E.U.A iriam deixar de intervir no Brasil, se um regime socialista(ou qualquer outro contrário as ideias "pregadas" pelos E.U.A) se ergue-se e vence-se democraticamente, duvido. Pq o socialismo é a antitese do capitalismo, e a representação mais visivel do capitalismo no mundo hoje é o E.U.A. q raio de democracia é essa?
Temos medo do crime, da violencia, da fome, das doenças, de quase tudo.

"as grades do condominio são pra trazer proteção, mas também trazem a dúvida se não é vc quem tá nessa prisão"...

Eh muito fácil para nós "membros da classe média" simplesmente seguir o "curso da vida", levando em consideração nosso MEDO das dificuldades e o nosso egoismo, a maioria realmente tem escolhido um "caminho mais fácil", o caminho do "não-ver", ou do "não tem jeito" e isso, essa atitude tem sido o gerador, a fonte da manutenção de muitos problemas sociais. Nosso não questionamento as autoridades, nosso "pulso fraco", por que? Por que toda essa preocupação com nossa própria sobrevivencia? Preocupação essa excessiva, pq eu quero sobreviver, soh q pra mim não é necessário que eu tenha uma mansão com 4 carros pra isso, não é necessário que eu seja rico, que eu não precise trabalhar. Eu quero trabalhar, em algo e com gosto por isso. Além do que se não nos movermos, se apenas continuaroms, ávidos por saciar a fome do ego, do nosso umbigo, o mundo não vai resistir. Tá na hora de botar a mão na consciência e parar de não querer ver o que está aí, de achar que as coisas vão continuar sempre a ser como são, ou que não tem como melhorar, ou q cada um de vcs é pequeno demais pra isso. Se formos? E daí? Q diferença faz? Afinal de contas, que movimento começou pela maioria? Movimentos crescem ora bolas...

E no final das contas...
O mundo precisa de mais sonho, o mundo precisa mesmo é de mais sonhadores, gente que ainda tenha esperança, que esteja diposta a dar de si por isso, e q se entregue a causa por entender e concordar com seus principios, não por "onda".

"...não bastam que sejam pura e justas as nossas causas : é necessário que a pureza e a justiça existam dentro de nós. (Agostinho Neto in Poemas de Angola)" Trecho tirado do livro A Ilha de Fernando Morais.

Nenhum comentário: