segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

O Email que virou Post.

Tudo bem?
Tenho uma opinião muito diferente da normal a respeito de Cuba e será difícil ser imparcial (não tomar partido do lado socialista ou capitalista) da história.

Esse trecho a seguir foi retirado do site Brasil escola (http://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-cubana.htm)
as partes entre colchetes[] são adendos meus, informações que li, mas somente as que julgo confiáveis, de qualquer forma é importante vc saber que são comentários meus. :

"Cuba conseguiu libertar-se da Espanha em 1898, com um exército comandado por José Martí composto em sua maioria por ex-escravos que, apesar de portarem facões, venceram soldados armados de fuzis e baionetas.

Apesar de politicamente independente, o país passou a ser quase totalmente dominado pelos norte-americanos. Estes compravam a maior parte do açúcar cubano, o principal produto de exportação da ilha, e se aproveitavam disso para impor sua tutela. Essa dominação foi oficializada em 1901, através da imposição da Emenda Platt, por meio da qual os norte-americanos se reservavam o direito de instalar bases militares no país e de intervir militarmente toda vez que considerassem seus interesses ameaçados.

Quase toda a riqueza de Cuba estava nas mãos de poucas famílias nativas e de empresas norte-americanas instaladas no país. Enquanto isso, milhões de cubanos alimentavam-se mal, moravam em barracos e viviam de empregos temporários. Os camponeses, por exemplo, tinham trabalho garantido apenas entre dezembro e maio; e a imensa maioria não sabia ler.

Foi nesse cenário marcado por intensa desigualdade social que um grupo de revolucionários, liderado pelo jovem advogado cubano Fidel Castro, iniciou uma luta sem tréguas contra o ditador Fulgêncio Batista (1934-1958). Depois de uma tentativa fracassada de chegar ao poder, os revolucionários embrenharam-se na Sierra Maestra e, apoiados pelos camponeses partiram para a guerra de guerrilhas.

Em janeiro de 1959, quase dois anos depois de iniciada a guerrilha, Fidel e seus companheiros, entre os quais estava o médico argentino Ernesto “Che” Guevara, conseguiram conquistar o poder, obrigando Batista a fugir do país.

As principais medidas do novo governo foram;

• a reforma agrária com distribuição de terras a 200 mil famílias;

• redução em 50% nos aluguéis, de 25% nos livros escolares e 30% das tarifas de eletricidade;

• nacionalização de usinas, indústrias e refinarias.

Os norte-americanos consideraram-se prejudicados por esta última medida. Como represaria, deixaram de comprar o açúcar cubano. O governo de Fidel firmou, então, acordos comerciais com os países do bloco comunista, passando a vender o açúcar para eles.

[Cuba só se declarou socialista após ataques de aviões norte americanos às plantações de açúcar, e panfletagem anti-castrista, os E.U.A negaram tais ataques porém em um deles um avião civil foi abatido pelas forças militares cubanas e o crime foi comprovado, os E.U.A foram obrigados a "pedir desculpas" e devido a tais represálias Fidel declarou a Revolução Cubana, como uma Revolução Socialista.]

Os EUA reagiram rompendo relações diplomáticas com Cuba em janeiro de 1961.

[ Começam aí as primeiras sanções norte americanas, o Bloqueio]

Três meses depois, 1.500 homens treinados pela Agência Central de Inteligência norte-americana (CIA) invadiram a baía dos Porcos, no litoral sul de Cuba, com o apoio aéreo dos Estados Unidos. A invasão da baía dos Porcos fracassou e centenas de norte-americanos foram presos.

[Desses, aproximadamente 1500, cerca de três centenas apenas morreram, o resto, os prisioneiros, mais de mil, foram trocados por alimentos e remédios para crianças]


Em 1962, ocorreu a “Crise dos Mísseis”, quando o então presidente norte-americano John Kennedy bloqueou a ilha por mar, ameaçando invadi-la sob a alegação de que os soviéticos tinham ali instalado mísseis nucleares. O conflito foi resolvido por meio de um acordo entre os EUA e a URSS que determinava a retirada dos mísseis soviéticos, em troca do compromisso de os norte-americanos não invadirem a ilha.

[A proteção militar foi oferecida pelos soviéticos após os Estados Unidos, se sentirem no direito de naufragar qualquer barca cubana em alto mar, por que Cuba não mantinha (nem podia por imposição dos próprios E.U. A) relações diplomáticas com nenhum país do caribe]


Neste mesmo ano, Cuba foi expulsa da OEA (Organização dos Estados Americanos) sob a alegação de que estava exportando os ideais socialistas para todo o continente. Com isso, os EUA visavam isolar o governo de Fidel Castro. Entretanto, nas décadas seguintes os países latino-americanos foram reatando pouco a pouco suas relações com Cuba.

[Mas os impactos do embargo foram realmente duros e criaram um vinculo de dependência com a URSS( União das Republicas Socialistas Soviéticas), durante as primeiras décadas da Revolução, os setores sociais cresceram muito, a desigualdade social foi extinta, já não era possível distinguir classes, era algo abstrato se vc morasse em Cuba. Houveram grandes avanços na área da Medicina, Educação , Construção Cívil, porém a medida que o bloqueio dos E.U.A foi aumentando, Cuba comercializava praticamente e somente com o Bloco Socialista.
A pior crise de Cuba foi após a dissolução da União Soviética, maior suportadora de Cuba, os racionamentos pioraram muito e os E.U.A aumentaram a pressão nos bloqueios, o orçamento externo em alguns setores zerou. A intensa crise gerou um problema na produção de petróleo. Para a resolver tal crise Fidel conseguiu com os chineses cerca de 2 milhões de bicicletas, para que o povo optasse por elas ao ínvez dos carros. Houve também racionamento de energia, e de comida, inclusive uma queda brutal no dinheiro que entrava em Cuba, ainda assim, os setores sociais cresceram, principalmente a medicina, mas , chegava ao ponto de conforto ter se tornado a menor das preocupações nos hospitais cubanos: as cortinas precisavam durar 3 anos, os lençóis trocados a cada 3 meses, era necessário que eles preservassem tudo o máximo possível, ainda sim, conseguiram manter o preço da insulina , por exemplo, a 0,80 centavos de peso Cubano, enquanto no mercado externo o preço era $50.]

Muitos dirão a você que o socialismo só atrasou Cuba, que lá não há tecnologia, porém se esquecem dos quase 60 anos de bloqueio econômico imposto a Cuba pelos E.U.A que não foi só por parte dos E.U.A, porque os E.U.A cortavam relações comerciais com qualquer país que negociasse com Cuba.
Apesar do unipartidarismo, existem eleições desde quinze anos depois da Revolução e qualquer pessoa filiada ao partido pode se candidatar, ou seja, o acesso as pessoas a vida política, é muito mais fácil, outra coisa, lá político não é profissão: vc ganha o mesmo tanto que ganhava no último emprego que exercia. Apesar da mídia nacional ser controlada pelo Governo , existem redes de televisão norte americanas que funcionam ilegalmente dentro de Cuba, fazendo propaganda anti-castrista e até incentivando revoltosos.
Diferentemente do que a mídia brasileira ( que lembremos: possui dono, dono que possui interesses) passa, Fídel é tido para a maioria do povo Cubano, como héroi da Revolução, "El Comandante en Jefe", pode se critica-lo, lógico, porém, em Cuba, existem os locais adequados para se fazer isso (além de que pelo apreço dele, falar mal de Fidel renderia alguns xingamentos por parte dos Cubanos), como assembléias, sindicatos, reuniões do Partido, na rua o máximo q vc conseguir é ser preso.
Hoje em dia é possivel encontrar nas lojas livros "anti-revolução", jornais contra Fidel, porém o maior dos jornais Cubanos continua a ser o "Granma”, do Partido Comunista Cubano.
Cuba, apesar de todo atraso e toda a simplicidade com que foram obrigados a viver por causa do bloqueio dos E.U.A , possui um PIB de 52,393 milhões de dólares , sendo que o PIB do Brasil é de 1.067.803, mais do que vinte vezes maior, sendo que o IDH de Cuba é 0,83 e uma população subnutrida inferior a 2,5% da população ( Pop. total: cerca de 11milhões) , sendo que no Brasil, o IDH é 0,79, porém a população subnutrida é 7% (de cerca de: 191 milhões de habitantes), aproximadamente 13 milhões de pessoas. O índice de alfabetização das pessoas de 15 anos ou mais de idade de Cuba em 2005 é de 97%, o numero de matriculas para todos os níveis de ensino em 2004 é de 80%.
No Brasil o índice de alfabetização das pessoas de 15 anos ou mais de idade em 2005 é de 88% e a taxa bruta de matriculas para todos os níveis de ensino em 2004 86%; Essas informações foram obtidas no site: http://www.ibge.gov.br/paisesat/

Sou um admirador da Revolução Cubana e suas conquistas, acho uma história realmente admirável, porque o regime de Fidel foi autoritário (mas não tanto quanto a mídia nossa diz), estatista e no começo bem violento, porém um governo que foi durante o tempo que foi pelo próprio povo, para o desenvolvimento do povo cubano. Por todos os esforços para o desenvolvimento social, eles puderam erguer o seguinte Outdoor em Cuba, no ano de 1998, durante a visita do Papa João Paulo II: "500 milhões de crianças dormirão nas ruas hoje. Nenhuma delas é Cubana". ( informação obtida no livro "A Ilha" , de Fernando Morais, a Olga tem, recomendo leitura, muito interessante).
Um país para ostentar uma placa dessas não pode ter feito "qualquer coisa".


Agora com a saída de Fidel do cargo de Presidente Cubano, os países capitalistas parecem se exaltar, crêem ter conseguido uma vitória, por um fim definitivo ao socialismo no mundo. Porém, Fidel continua ligado ao congresso cubano, obviamente, e eu espero que todos as conquistas do governo dele sejam valorizadas pela população para que a propaganda capitalista, que é forte, que é atrativa, que é tentadora, da perspectiva de crescimento, dos negócios privados , não tirem de Cuba, o tanto que lá foi construído pelo socialismo.
A posição dos E.U.A é de apreensão, eles desejam que Cuba se torne um país com "eleições democráticas" que seja "um país livre", bom, não é bom debater esse tipo de conceito com os E.U.A, eles podem mandar um agente da CIA calar a sua boca, ou invadir seu país para libertar seu povo (grandes democráticos eles são, isso sem falar nas eleições de lá, leia a respeito).
Creio que o bloqueio irá aos poucos se desfazendo, que as primeiras relações que serão retomadas serão com a união Européia e a América Latina ( obs: antes de Fidel sair, Bolivia e Venezuela já estavam negociando com Fídel, querendo ou não os E.U.A)



Os conceitos de liberdade são muito variados assim como o de liberdade de expressão e é importante pensar sobre eles.

Não quero que passe a admirar a revolução Cubana como eu admiro, mas que analise os pontos que eu te mostro e os pontos que o outro lado provavelmente vai mostrar e aí sim forme seu próprio conceito sobre a Revolução. Isso sim é importante, se tiver alguma dúvida em alguma parte, mande um email de volta, perguntando. E aliás, depois eu vou querer saber, qual é o seu ponto de vista da Revolução Cubana e agora, da saída de Fidel Castro do cargo de Presidente Cubano.


Abraços,

Thiago Oshiro

Nenhum comentário: