terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Sobre humanos, frases e a sociedade.

Certa vez ouvi de um professor meu uma frase atribuida a Karl Marx (que não tenho certeza se realmente é dele) e de uns tempos pra ca tenho pensado um bocado nessa frase:

"O ser humano é o animal mais carente que existe"

Não sei. Pensei a respeito e até agora não encontrei argumento que pudesse contesta-la e estou falando de forma abrangente, não que todos sejam assim, mas eu realmente gostaria de alguem que não é. Afinal, a maior parte das coisas que fazemos é por que precisamos de atenção. Somos seres gregarios, de acordo com Bakunin, e isso tbm se relaciona à frase dita anteriormente. Sentimos falta de outros seres humanos , de nos comunicarmos, sentimos saudade, falta. E muitas de nossas atitudes são tomadas em função da nossa necessidade de atenção, praticamos esportes , aprendemos coisas diferentes e até contraimos problemas para ter atenção. Existem sim pessoas q foram muito amadas e queridas durante a vida toda onde essa necessidade de "chamar atenção" se evidencia de forma diferente e outras que querem atenção sim ,mas em niveis muito longe do exagero, de querer a atenção toda, mas a atenção de alguns ou de alguem.
Esse post não é de fato uma afirmação, tudo que falo aqui são hipoteses, ideias que vagueiam em minha cabeça, até mesmo porque esse pensamento do "ser humano ser o animal mais carente que existe" se dá ao fato de que várias iniciativas que eu tomei, foram para chamar atenção das pessoas a minha volta, ou de alguem em especifico.
E nos adolescentes (não que eu não seja eu não sei direito o q eu sou n), eu vejo isso mt claramente, sentem falta de amor a niveis extremos, precisam das pessoas mais do que qualquer um. Muitos se ( infelizmente) desviam pras drogas, para esquecer as dores ou entrar em grupos, ou simplesmente buscar a atenção ( o carinho) de alguem e isso é triste.
E um filme que assisti, Crash: No Limite, me faz perceber ainda mais como estamos "vivendo no mesmo espaço fisico" mas não em sociedade, que vem do grego societas: convivência harmônica com outros seres. Vivemos no nosso limite, suspeitando de nós mesmos, sendo predadores e presas de nossa própria raça, o que é no minimo triste.
Eis mais uma das atribuições da educação e dos educadores: Formar seres humanos, voltando àquele papo de não só ensinar as materias que são dadas nas escolas, mas ensinar a conviver bem em conjunto, para que as gerações futuras possam modificar a sociedade atual tornando-a mais... humana?

Nenhum comentário: