domingo, 24 de fevereiro de 2008

Um Autêntico Revolucionário.

"Se você é capaz de se indignar com qualquer injustiça cometida em qualquer parte do mundo, então somos companheiros." (Che)












Escolhi essa foto por um motivo simples: Che é sempre visto na foto de Alberto Korda, foto clássica do Che e utilizada amplamente de forma simplificar quem foi Ernesto Guevara de la Serna. Se trata do seguinte mecanismo:

"O capitalismo digere todas as forças contra o sistema por meio da comercialização simbólica de seus opositores. Simbólica porque implica na superficialização do real conteúdo dessas forças; de resto, basta que se analise o que aconteceu com alguns movimentos da juventude ocidental, em anos passados como os hippies ou os punks. Por isso, para a maior parte dos jovens de hoje em dia, "Che", é somente uma cara num pôster."
(revista da Editora Escala, edição especial: "Che Guevara")

Não quero que seja a foto de sempre, mas que seja a foto de alguem que se apresenta a Assembléia da Organização das Nações Unidas, com suas roupas "revolucionarias" pesadas e barbudo, Alberto Granado, diz algo no prefacio do livro "Outra Vez" que se encaixa muito bem com essa foto, dizia que ainda se lembrava bem do Che, a barba sem fazer, um dos cardaços do coturno soltos, o cabelo despenteado, não porque não se importasse com sua aparência, mas justamente por não ser a aparência, o que ele mais se importava. Lutamos melhores quando impelidos por ideais que vivem em nossos corações, ele tinha esses ideais no coração, que o faziam se mover, sentimento que ele define algumas vezes em sua viagem como: Inquietude.
A viagem pela america, a visão mais proxima das coisas, dos eventos , da vida e da atividade humana, o contato com a amplitude disso, sem contar a dimensão da viagem que fizeram, certamente ajudaram a forjar ainda mais seus ideais. " a medida que vamos viajando, a paisagem muda cada vez mais, encontramos mais familias de nativos, sem terras em sua própria terra. Será a paisagem que está mudando, ou seremos nós?".
O "Che" acreditava que somos todos seres humanos , ele não se poupou de lutar onde quer que pudesse pelos ideais em que acreditava. É preciso ler mais sobre a vida de Ernesto "Che" Guevara de La Serna, para entende-lo mais do que como "um cara no poster" e impedir que o capitalismo superficialize sua imagem.
o Che sabia que cada individuo tem sua importancia na relação entre individuo e massa. Que cada um tem sua parcela de responsabilidade, da importancia do conhecimento para cada pessoa.
E sabia a importância dos sentimentos e das idéias que guiam "um autêntico revolucionário".

"Deixem-me dizer-lhes, com o risco de parecer ridiculo, que o revolucionário verdadeiro está guiado por grandes sentimentos de amor. É impossivel pensar num revolucionário autêntico sem esta qualidade. Talvez este seja um dos grandes dramas do dirigente: unir a um espírito apaixonado , uma mente fria; e tomar decisões dolorosas sem mover um músculo. Nossos revolucionários de vanguarda têm que idealizar esse amor aos povos, às causas mais sagradas e faze-lo único, indivisivel. Não podem descer com sua pequena dose de carinho cotidiano para os lugares onde o homem comum o exercita.
Os dirigentes da revolução, têm filhos que, em suas primeiras palavras, não aprendem a dizer o nome de seu pai; mulheres que devem ser parte do sacrificio geral de sua vida para levar a Revoluçao ao seu destino;o marco dos amigos corresponde estritamente ao marco dos companheiros de revolução. Não há vida fora dela.
Nessas condições , é preciso ter uma grande dose de humanidade; uma grande dose de senso de justiça e de verdade, para não cair em extremos dogmáticos, em escolasticismos frios, em isolamento das massas. Todos os dias é preciso lutar para que esse amor à humanidade vivente se transforme em fatos concretos, em fatos que sirvam de exemplo, de mobilização."
(fragmentos do artigo, que soh não coloquei inteiro pq é mt grande: "O Socialismo e o Homem Novo em Cuba", de Ernesto Guevara de La Serna, publicado em "Marcha"; março de 1965 [ encontrado na revista citada acima])

Descance em paz companheiro, sua luta não foi em vão.
"Hasta la victoria siempre!"

Nenhum comentário: