terça-feira, 18 de março de 2008

Protesto Pela America Latina e Pelos Explorados do Mundo

Hoje a America Latina sangra, ou seria mais realista dizer que ela continua sangrando. Estamos ajoelhados para o imperialismo norte americano.

Vocês realmente acreditam que a Ditadura acabou? Os conflitos sociais (assim como as diferenças sociais) têm aumentado em toda a América Latina, fruto da exploração do povo pelos donos, pelas empresas multinacionais, pelo capitalismo. Massacres na fronteira, torturas e assassinatos, vocês acham que acabou? E a Colombia invadiu o territorio do Equador e matou pessoas que lutam para mudar seu país, que lutam porque acham que assim devem lutar e a nossa mídia aqui, os trata como bandidos. A Organização dos Estados Americanos não fez nada em relações as práticas de Uribe, presidente da Colombia. A Venezuela e o Equador cortaram relações comerciais e diplomáticas com a Colombia, a tensão aumenta. A nossa mídia divulga absurdos atrás de absurdos, como a Veja e sua paranóia do "por que que Hugo Chávez quer uma guerra na America Latina?" isso sem citar mais da nossa "amada mídia burguesa!" O que Hugo Chávez faz é o que nós brasileiros(ou pelo menos nosso governantes) não temos coragem de fazer: Não aceitarmos as imposições imperialistas dos Estados Unidos.

Acreditamos sermos "diferentes" do resto dos países da America Latina, mas somos irmãos de sangue deles, sempre viramos as costas, enquanto que com o potencial que o Brasil tem, unido ao potencial das outras nações latino americanas fariam sim, juz contra a ditadura Norte Americana, contra o imperio. E nessa atitude temos permanecido há muito tempo para com resto da America, obedecendo aos designios dos imperialistas. Acreditamos que desenvolvemos, mas cadê os beneficios para o POVO? Recorde de exportações de Soja e produção? Autosuficiencia no petróleo? Que mais? E cade os beneficios para o povo? (não to criticando apenas o governo atual, mas os últimos governos desde o "fim da ditadura"(?) e o TIPO de governo que vem feito o Brasil agonizar: Neoliberalismo, uns mais outros menos!)

E agora , beirando um conflito "do nosso lado" e nada, apenas informações confusas, propaganda evidentemente contra as FARC , contra Hugo Chávez e qualquer corrente que vá contra as idéias Capitalistas ou as imposições norte americanas,
Cadê a liberdade nisso? Onde é que está a Democracia que tanto os E.U.A. dizem defender?
Ou estarão eles na verdade defendendo os interesses próprios no mundo? ( *pasmo!* "Não acredito que os E.U.A. podem estar fazendo isso conosco!" *cara de assustado e desiludido*)
Se fala muito em violações de Direitos Humanos... Eis aqui alguns:

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III)
da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948

Artigo I

Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.


Artigo III

Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Artigo XXIII

1.Toda pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.
2. Toda pessoa, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho.
3. Toda pessoa que trabalhe tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como à sua família, uma existência compatível com a dignidade humana, e a que se acrescentarão, se necessário, outros meios de proteção social.
4. Toda pessoa tem direito a organizar sindicatos e neles ingressar para proteção de seus interesses.

Artigo XXV

1. Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

2. A maternidade e a infância têm direito a cuidados e assistência especiais. Todas as crianças nascidas dentro ou fora do matrimônio, gozarão da mesma proteção social.


Sabe, a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 é bem "burguesa", afinal, morrem milhares de famintos, vão para a criminalidade milhares de desiludidos sem oportunidades na vida. Criaram um Direito a propriedade e com isso, tornaram a Terra milhares de terras, por que se não tivesse propriedade, de quem seria a Terra? Não seria de todos nós?
Que violação maior dos Direitos Humanos, que as intervenções militares dos E.U.A nos diversos países do mundo? Do que a FOME? Do que a MISÉRIA, o DESEMPREGO, a FALTA DE HABITAÇÃO? A FALTA DE SAÚDE?
Direito a Dignidade, à livre escolha e emprego, de ir e vir, de não ser torturado ou preso injustamente? Onde estão os direitos dos excluidos da nossa sociedade? Nas prisões, nas favelas, embaixo das pontes e viadutos, buscando comida no lixo, ou peregrinando sem rumo, trabalhando quando na verdade deveriam estar estudando, onde está a dignidade deles?

Sabe por que nossa sociedade exclui?
Porque o capitalismo não se adapta a estabilidade, então cria mecanismos para que sempre exista diferença, afinal de contas se alguem tem muito, em excesso, vai acabar faltando pra alguem. Porque afinal de contas, não existiria relação de exploração entre patrão e empregado, se não existissem meios de produção, o próprio lucro é uma ferramenta de desigualdade e esse capitalismo financeiro cria mecanismos para que o desequilibrio sempre permaneça, quer ver só?
A especulação, o capital volátil, os empréstimos bancários (aliás guardar dinheiro em bancos privados já eh um péssimo negocio) , compra e venda de ações (empresas de capital aberto), fora o poder político que as grandes empresas têm: um poder sobre a economia de um país, relação de dependencia. Então não somos independentes ora bolas! E nem livres e nem gozamos de uma linda e bela democracia.

Contra tudo isso surgem os movimentos de mudança social, o MST, as FARC, os Oaxacas no México e até o poder paralelo que surge dentro das favelas, (afinal de contas, eles acabam dando suporte a população desses lugares, coisa que o governo não faz), são movimentos antagônicos à exploração, à desigualdade gerada pelo sistema vigente.
E nós somos contemporâneos de mais uma crise que continua, aliás pelo mundo todo, por que não há fome soh na America, ou na Africa, há fome no mundo inteiro! Há desigualdade social está no mundo inteiro, acabando conosco! Nos fazendo viver nessa roda de hamster, no sempre continuado processo de luta pela sobrevivência e competição CONTRA nós mesmos.
Quem se não nós, o povo, para mudarmos isso?
Fica aqui meu protesto , minha indignação contra a violação massissa dos Direitos Humanos provocadas pelo capitalismo, pelo imperialismo Norte Americano.
Meu prostesto contra à violação do território Equatoriano por parte da Bolívia, contra Uribe, contra a CIA, contra os E.U.A , contra a O.E.A que se tornou um orgão tão útil e "ajudador" como a ONU.


E que a informação sirva a vocês, leitores deste blog, para pensarem a respeito e procurarem se informar mais!
Pensar é necessário é o fundamento das grandes ações!

Nenhum comentário: