segunda-feira, 3 de agosto de 2009

De escolhas...

"É tão novinho e acha que já pode ir escolhendo" -
Quem já não ouviu isso?

A falsa crença de que não escolhemos quando somos "pequeninos", e que se alastra vida afora, e que muitas vezes acabamos sentindo em relação as pessoas proximas: De que não deveriam estar escolhendo.
Eta arrogancia! Muitas vezes não sabemos lidar nem com nossas próprias escolhas, donde vem a crença de que podemos determinar as escolhas dos outros?

Quando eu for pai, aposto que me sentirei angustiado com o fato dos meus filhos crescerem, fazerem suas próprias escolhas, porque isso talvez signifique na minha cabeça, que eles terão de arcar com dores, e sofrer devido as escolhas.

Mas vou deixar registrado hoje , para que possa reler, amanhã e além, que eu não acredito nisso agora.
Acho um tremendo desrespeito e uma ingenuidade curiosa achar que as crianças não escolhem, ou acreditar que porque alguem é mais novo que "entende menos das coisas".
Se ninguem vive a mesma coisa, ou compreende o mundo do mesmo jeito, exsite um jeito mais certo de fazer as coisas?


Eu acredito que somos feitos de conjunto, e por isso acabamos sendo influenciados, as pessoas que nos rodeiam nos constituem também, mas isso não dá direito de nenhuma delas de determinarem por outras, porque , no limite, quem escolhe somos nós, e por isso a desobediência acaba fazendo parte da infância.
O problema é que isso não é tão simples, imagina o quão terrivel é se a descrença das crianças for tamanha, que quando crianças , jovens e adultos, acreditem que suas escolhas dependem de outros.
É conveniente errar assim, sempre acreditando que outras coisas determinam nossa vida, então é culpa delas, e ainda assim, é mais comum ainda, ter culpa assim: "nossa, tudo que eu faço tá errado".
Nem sei o que é pior, a irresponsabilidade de se esconder por trás da idéia de que os outros escolhem por você, ou a perda da capacidade de escolha, ou restrição, devido a um denso, pesadissimo, sentiment de culpa.
Pior não no sentido de certo ou errado, não sei qual é o mais "insuportavel de viver", só isso.
Insuportavel para mim.
Autodeterminação, mesmo que sejamos demasiadamente influenciados, dominados, ou que tenhamos "coisas demais" (pirilampos), somos nós quem somos responsáveis por elas, não existe autoridade tamanha que pode impedir as escolhas de uma pessoa.

Mais do que de pessoas somos feitos de escolhas, frente as coisas que acreditamos e buscando nos encontrar.
Que ninguem se obrigue a multilar um pedaço de dentro de si, porque há pedaços da alma, que multilados não regeneram, e seria uma tristeza se isso acontecesse.


As pessoas devem poder escolher, e as pessoas são pessoas, do dia que nascem ao dia que morrem, considerar com o mesmo respeito as idéias, dos novos e dos antigos: Isso te abre os olhos, pra mundos que você não viu, ou que já viu parecidos em outros tempos.

Eu particularmente acho divertido, e hoje, neste tempo, sou daqueles que acreditam, que amor e liberdade estão profundamente relacionados, e que quem ama, zela pelo que a pessoa é, compartilhar, até a existencia mais profunda, e respeitar, do fundo da alma, quem ela é e suas escolhas.

E que fique registrado, pra que eu me lembre bem, no dia em que cismar de mandar em alguem.
Hahahaha...

Nenhum comentário: